RN


ESCOLHA NO MENU AO LADO POR ONDE NAVEGAR
             



O RIO GRANDE DO NORTE SERÁ AQUI RETRATADO COM O QUE DE MELHOR EXISTE NESSE ESTADO.

TAMBÉM SERÁ ALVO DE CRÍTICAS ABORDANDO ASSUNTOS DE INTERESSE GERAL. 

VISITE NOSSAS PÁGINAS E PARTICIPE. 

SUA OPINIÃO NOS É DE SUMA IMPORTÂNCIA.


PARE E LEIA!!!

PONTO FINAL: CIDADE É UM JORNAL TEMÁTICO. 


A CONCLUSÃO É SUA, CARO LEITOR.





AEROPORTO AUGUSTO SEVERO X AEROPORTO DE SÃO GONÇALO

Quem leva a Copa?





Com a definição de quem deverá construir o Aeroporto de São Gonçalo, cantado em verso e prosa como a redenção da economia potiguar, centro geodésico do desenvolvimento de todo um estado, fica a pergunta: Quem leva a Copa?
Onde os turistas pisarão primeiro em solo potiguar? Parnamirim ou São Gonçalo do Amarante?

Pelo que se vê, uma alternativa secundária se desenvolve a passos lentos, como de hábito na vida política do país.  Uma nova reforma começa no Aeroporto Augusto Severo engatinhando antevendo a possibilidade do de São Gonçalo não ficar pronto.

O que mais preocupa não é apenas a construção ou a reforma dos ditos aeroportos, mas a precariedade das vias de acesso a eles. O tempo urge, são obras de grandes proporções, que dependem de vários fatores como desapropriações, projetos que vão e vem das Secretarias Municipais e Estaduais envolvidas, das Câmaras Municipais, do Ministério Público, do Governo Federal.

O ideal seriam os dois em pleno funcionamento cumprindo seus papéis destinos. A imagem tão arranhada de nosso estado, como de resto em todo o país, embora alguns se neguem a ver isso por motivos pessoais e diversos, seria restaurada, pelo menos em parte. O esforço dos governantes deve ser intenso já que o Brasil assumiu essa responsabilidade perante o mundo tendo que providenciar muitas coisas ao mesmo tempo, sem ter uma infraestrutura mínima já definida. Setores como: Comunicação, onde se inclui entre outros itens banda larga e telefonia celular; rede hoteleira, que nos parece a menos preocupante; via de acesso municipal, estadual e federal, com raras exceções em péssimo estado; estádios, com obras atrasadas de reforma ou de construção; aeroportos, alguns em reforma outros em construção, esse sim o setor que mais preocupa; portos da mesma forma, mas com uma demanda muito menor; segurança, o Calcanhar de Aquiles, setor de sofrimento de toda uma população, o país sediado por uma população de delinquentes que encontram amparo no Legislativo e Judiciário, com pouquíssimo investimento nessa área.

Espero que dê certo. “Nunca na história desse país”, Deus precisou ser tão brasileiro como agora! 





Poeta e Professor João Bosco.

ÁRVORES DO NOSSO SERTÃO

CARNAÚBA




A carnaúba (Copernicia prunifera) é uma árvore da família Arecaceae endêmica no semiárido do nordeste brasileiro, conhecida como árvore da vida, pois oferece uma infinidade de usos ao homem: as raízes têm uso medicinal como eficiente diurético; os frutos são um rico nutriente para a ração animal; o tronco é madeira de qualidade para construções; as palhas servem para a produção artesanal, adubação do solo e extração de cera (cera de carnaúba), um insumo valioso que entra na composição de diversos produtos industriais como cosméticos, cápsulas de remédios, componentes eletrônicos, produtos alimentícios, ceras polidoras e revestimentos.

A cera da carnaúba

A cera de carnaúba é um produto usado em um grande número deindústrias. Algumas vezes chamado de "Rainha das Ceras", a cera de carnaúba tem um ponto de derretimento muito maior que outras ceras (78 graus Celsius), além de ser extremamente dura. Isso faz com que seja ideal para criar coberturas extremamente fortes para pisos, automóveis, dentre outros. Adicionalmente, a cera de carnaúba aparece em doces, polimentos, vernizes, produtos cosméticos e em muitos outros lugares.
 
Ela também não é facilmente solúvel. A água não pode romper uma camada de cera de carnaúba, apenas outros solventes o podem, geralmente em combinação com calor. Isso significa que o material possui alta durabilidade, tornando inclusive uma superfície um tanto quanto resistente à água. Muitos surfistas, por exemplo, usam cera para suas pranchas que contém carnaúba. Também é usada como cobertura de pratos de papel, fio dental e uma alternativa para gelatina vegetariana. 

Na indústria farmacêutica, aparece como cobertura de tabletes e aparece em um grande número de embalagens de alimentos. Ao contrário de muitas outras ceras, o acabamento com cera de carnaúba não se desfaz com o tempo, apenas fica opaco. Apesar de a cera de carnaúba ter sido substituída em grande parte por sintéticos, ainda é um produto muito usado em muitas partes do mundo. Também muito usada em cera de carros.
 

A cera de carnaúba é utilizada também na conservação de frutas, ela é dissolvida com água e outros ingredientes e aplicada sobre as frutas, formando uma película protetora que impede a ação oxidante do oxigênio e evita à perda de líquido com a evaporação. Estudos demonstram que a aplicação dessa proteção em tomates, mangas, e tantas outras frutas podem prolongar o seu viço quase o dobro do tempo de uma fruta que não recebeu essa aplicação.

Bagana é a palha resultante da extração da cera da folha da carnaúba. A cera tem diversas aplicações industriais, e é também exportada. A palha pode ser aproveitada para fins agrícolas em compostagem ou como cobertura morta, para ajudar a conservar a umidade do solo.

Artesanato

A palha da carnaúba também é muito utilizada para desenvolver peças artesanais como cestas, trançados, bolsas, chapéus e caixas de beleza inigualável e muito apreciada por turistas que visitam a região, tornando-a também em fonte de renda da população local. A palha da carnaúba também é usada como alimentação animal, estes, em tempo de escassez comem as folhas (palhas) das carnaubeirinhas pequenas, chamadas pindoba.




A ATIVIDADE TURÍSTICA DO RN EXIGE MELHORAMENTO DOS BOMBEIROS



Ten Cel Eliseu Dantas, Cmt Corpo de Bombeiros


O Rio grande do Norte, Natal em especial, é destino turístico interno e externo de um grande contingente de pessoas. A rede hoteleira, restaurantes, artesanato, casas de diversão, recebem visitantes de toda parte do mundo principalmente no verão, sem falar na população local que utilizada a mais democrática e barata de diversão existente: o litoral maravilhoso do nosso estado.

Natal, Extremoz, Parnamirim, Nísia Floresta, Ceará-Mirim dentre outros, são as cidades cujo litoral têm a procura acentuada nesse período. A segurança como um todo exige uma maior atenção e o Corpo de Bombeiros precisa estar cada vez mais eficiente, principalmente nas praias. A presença dos salva-vidas em maior número, com equipamento adequado para aumentar essa eficiência é uma obrigação do estado.

Segundo declaração do Coronel Eliseu Dantas, comandante do Corpo de Bombeiros do RN, esse projeto de adequação à necessidade defasada ao longo do tempo está sendo motivo de preocupação do governo do estado. São projetos cuja execução não tem como ser imediata, mas estão sendo desenvolvidos. A utilização de lanchas, de um grupamento com jet ski, de um helicóptero com finalidade específica, passam pela formação de pessoal. Somente com a formação de um piloto de aeronave, o tempo é de dois anos. Os casos se multiplicam principalmente nessa época do ano e as atitudes de irresponsabilidade por parte dos banhistas aumentam as ocorrências. 

Não foi prioridade dos governos anteriores a preocupação com essa área, mesmo tendo o estado como maior fonte de renda a atividade turística, a presença no litoral de um crescente número de visitantes.

Esperamos que essa preocupação seja para valer, e que o estado dê a devida atenção, destinando recursos para a dotação ideal de equipamentos e recursos humanos, valorizando esse profissional de suma importância em nosso estado.